COMO FUNCIONA

Este blog foi criado num Domingo chuvoso daí www.domingoamigo.blogspot.com/!

Pensando em leitores que não se animam a manter um blog pessoalmente, e os bloggers, que desejosos de atingir outros leitores, além dos seus habituais, gostariam, vez por outra, de postar num blog COLETIVO, criamos a SOCIEDADE ANÔNIMA, onde você poderá postar, sempre que tiver vontade!

Para fazer parte dos AUTORES do blog basta escrever para: cimitan@terra.com.br, solicitando sua inclusão, como membro do SOCIEDADE ANÔNIMA. Mande seu nome, e endereço de e-mail, para ser registrado. Só não pode deixar de assinar seus posts! E será responsabilizado pelo seu conteúdo.

A gerência se reserva ao direito de excluir o participante cujo comportamento não for condizente com o do grupo.

3.3.13

Teatro Amazonas: Onde Espetáculo e Beleza se Encontram.



O Teatro Amazonas não é somente o ícone de uma época, é também uma página da história, a personificação da beleza, e palco de espetáculos memoráveis. Patrimônio Cultural e Arquitetônico do Amazonas, viu a cidade crescer ao seu redor, nos últimos 117 anos. Quando vier a Manaus, reserve um tempo para conhecer no coração da floresta, um lugar onde a beleza e o espetáculo se encontram.

Símbolo máximo do rico Ciclo da Borracha, o suntuoso Teatro Amazonas foi inaugurado em 1896 para a apresentação de peças e óperas de companhias europeias. A construção é encantadora por dentro e por fora: a fachada neoclássica é pintada de rosa e apresenta uma cúpula feita com 36 mil escamas de cerâmica nas cores da bandeira brasileira.
Teto do salão nobre: 'Olimpo dos Artistas' é uma
pintura em perspectiva de Domenico de Angelis
(Foto: Frank Cunha/G1 AM)

No interior, chamam a atenção o hall de entrada em mármore português, a escadaria em  mármore italiano e ferro inglês e a sala de espetáculos, é decorada com lustres e máscaras venezianos. 
Em maio, o teatro é cenário para o concorrido Festival Amazonas de Ópera, criado em 1997. Caso não seja possível assistir espetáculos, vale a pena fazer uma visita guiada.  
Salão nobre do teatro onde os frenquentadores dançavam após os espetáculos (Foto: Frank Cunha/G1 AM)


Para a materialização do projeto arquitetônico do Teatro Amazonas foram contratados pelo Gabinete Português de Engenharia e Architetura de Lisboa, responsável pelas obras, arquitetos, construtores, pintores e escultores vindos da Europa. 

Destaques.

sala de espetáculos do monumento, com capacidade para 700 pessoas  e o salão nobrecom capacidade para 200 pessoas, possuem características barrocas é aberto apenas para visitação, possui no teto a pintura denominada “A glorificação das Bellas Artes na Amazônia”, de Domenico de Angelis. O artista Crispin do Amaral pintou o Pano de Boca do teatro. 

salão de espetáculos esta divido em plateia com 266 poltronas; as frisa, 10 cadeiras distribuída em 20 frisas, e três pavimentos com 65 camarotes no total.

salão nobre ficou sob os cuidados do italiano Domenico de Angelis. O piso do local foi montado com doze mil peças de madeira nobre, somente encaixadas. 

 Sala de espetáculos conta com 22 máscaras da tragédia grega representando importantes artistas e filósofos (Foto: Frank Cunha/G1 AM)

No palco a Boca de cena, como é conhecida cortina, possui com 10,50m de largura e 6,40m de altura e área útil total de 123,29 m2. 

Fosso da Orquestra com dimensões: Altura: 2,30m; Largura: 11,90m; Comprimento: 7,20m. Piso de madeira em quarteladas no palco central de 2,00m x 1,00m, não removível. Proscênio ou fosso da orquestra, possui elevador elétrico com possibilidade de pausa em três níveis: fosso, platéia e palco. Praticáveis, cadeiras e estantes para Orquestra e Coral.

Som. A ótima acústica do Teatro Amazonas dispensa o uso de amplificadores para espetáculos com instrumentos acústicos, corais, cantos líricos e outros.
Cúpula é composta de 36 mil peças de escamas em cerâmica esmaltada e telhas vitrificadas, vindas da Alsácia. Foi adquirida na Casa Koch Frères, em Paris. A pintura ornamental é da autoria de Lourenço Machado. O colorido, em verde, azul e amarelo é uma analogia à exuberância da bandeira brasileira.
Teatro Amazonas inaugurado em 31 de dezembro de 1896
Espetáculo e Beleza: o Teatro Amazonas recebe o Festival de Teatro do Amazonas - FTA, e o Festival Amazonas de Ópera. Já estiveram lá as óperas I Puritani, de Vicenzo BelliniTosca, de Giacomo Puccini e a Flauta Mágica, de Wolfgang Amadeus Mozart
A casa abriga também  espetáculos de dança (balé e jazz), além de concertos sinfônicos. Nos últimos anos, o Teatro Amazonas foi o cicerone de espetáculos como O Anel de Nibelungo, do compositor alemão, Richard e WagnerO Barbeiro de Sevilha, de Giacomo Rossini, entre outras obras maravilhosas que enchem os sentidos de visitantes dentro e fora do teatro. Os espetáculos grandioso também são levados a onde o povo esta: na praça, neste caso Praça São Sebastião, em frente ao Teatro Amazonas.
Se já visitou, recomendo revisitar, se não visitou recomento visitar. O Festival Amazonas de Ópera que conta com a presença de personalidades e celebridades nacionais e internacional, acontece em maio. É só se programar, você vai se deslumbrar com corais,  sinfonias e encenações. 




Fonte: 

Nenhum comentário: