COMO FUNCIONA

Este blog foi criado num Domingo chuvoso daí www.domingoamigo.blogspot.com/!

Pensando em leitores que não se animam a manter um blog pessoalmente, e os bloggers, que desejosos de atingir outros leitores, além dos seus habituais, gostariam, vez por outra, de postar num blog COLETIVO, criamos a SOCIEDADE ANÔNIMA, onde você poderá postar, sempre que tiver vontade!

Para fazer parte dos AUTORES do blog basta escrever para: cimitan@terra.com.br, solicitando sua inclusão, como membro do SOCIEDADE ANÔNIMA. Mande seu nome, e endereço de e-mail, para ser registrado. Só não pode deixar de assinar seus posts! E será responsabilizado pelo seu conteúdo.

A gerência se reserva ao direito de excluir o participante cujo comportamento não for condizente com o do grupo.

13.3.13

Storm, Uni Virtuose e Talento, Uni Vivaldi e Vanessa



Há algum tempo penso em trazer para os amigos, uma de minhas grandes paixões: Vivaldi, música barroca e violino. A oportunidade surgiu e pesquisei algumas coisas que vão deixar você por dentro de um dos maiores compositores que pisaram nesta terra. Desligue o celular e vamos viajar.
Começamos pela peça mais famosa, passamos por seu autor, Vivaldi e terminamos nas mãos de Vanessa Mae, conduzindo Storm, em performance magistral. 

As Quatro Estações (Le Quattro Stagioni) é um conjunto de quatro concertos para violino de Antonio VivaldiComposta em 1723, As Quatro Estações de Vivaldi é o trabalho mais conhecido, e está entre as peças mais populares de música barroca. A textura de cada concerto é variada, assemelhando-se a cada estação respectiva. Por exemplo, "Inverno" é salpicado com prateadas pizzicato notas das cordas altas, lembrando chuva gelada, enquanto "Verão" evoca uma tempestade em seu último movimento, que é por isso que o movimento é muitas vezes apelidado de "Tempestade" - Storm, nossa viajem!
Antonio Lucio Vivaldi  (04 de março de 1678 - 28 de julho 1741), apelidado de il Prete Rosso ("O Padre Vermelho") por causa de seu cabelo vermelho. Vivaldi foi padre católico, e virtuoso violinista, nascido em Veneza. Reconhecido como um dos maiores compositores Barroco, a sua influência foi difundida na Europa ainda em vida. Vivaldi é conhecido principalmente por compor concertos instrumentais, especialmente para o violino, bem como obras em corais sacros e mais de 40 óperas. Sua obra mais conhecida é uma série de concertos para violino conhecidas como ... As Quatro Estações .
Os concertos foram publicadas pela primeira vez em 1725 como parte de um conjunto de 12 concertos, Vivaldi op. 8, intitulado Il Cimento dell'armonia e dell'inventione ( a disputa entre Harmonia e Invenção ). No momento da escrita As Quatro Estações, a forma moderna de solo do concerto ainda não tinha sido definido (tipicamente um instrumento solo e orquestra acompanhante). Arranjo original de Vivaldi para violino solo com quarteto de cordas e baixo contínuo ajudou a definir a forma do concerto., e a torná-lo famoso.
Vanessa Mae, nasceu em 27 de outubro de 1978, filha de pai chinês e mãe tailandesa, desde cedo deu sinais de seu talento. Passou os primeiros três anos da infância na Cingapura, onde nasceu, e aos três ​​mudou-se para Londres com sua mãe, e ainda reside lá. Quando criança além do violino, também tocava piano. Aos dez tocou com a Orquestra Filarmônica. Aos treze gravou clássicos. Aos catorze começou a trabalhar em "O Violino Player", álbum que subiu nas paradas em mais de 20 países, logo após seu lançamento. 

Amada principalmente pelos jovens por suas interpretações, vista como virtuose pelos especialista, e criticada por purista pelos floreios tecnológicos adicionados às obras, Vanessa segue sua carreira, dedicando estudo, aos clássicos e talento aos shows.


Ah Vivaldi, este será sempre meu favorito. Fico impressionada como o cabeçudo*, o Vivaldi,  conseguia colocar em notas musicais, aquilo que é super difícil de dizer com tanto vigor, beleza, respeito e detalhes.


 * - pessoa ou ser de inteligência ou sabedoria, muito além das palavras.


Fonte:

Nenhum comentário: