COMO FUNCIONA

Este blog foi criado num Domingo chuvoso daí www.domingoamigo.blogspot.com/!

Pensando em leitores que não se animam a manter um blog pessoalmente, e os bloggers, que desejosos de atingir outros leitores, além dos seus habituais, gostariam, vez por outra, de postar num blog COLETIVO, criamos a SOCIEDADE ANÔNIMA, onde você poderá postar, sempre que tiver vontade!

Para fazer parte dos AUTORES do blog basta escrever para: cimitan@terra.com.br, solicitando sua inclusão, como membro do SOCIEDADE ANÔNIMA. Mande seu nome, e endereço de e-mail, para ser registrado. Só não pode deixar de assinar seus posts! E será responsabilizado pelo seu conteúdo.

A gerência se reserva ao direito de excluir o participante cujo comportamento não for condizente com o do grupo.

11.3.13

Planejamento: Ano Novo, Saúde Nova em 5 Passos.



Recém chegado do réveillon de ontem, entre as férias, o trabalho ou o desejo de estar empregado, começamos a pensar no ano que começa e em todas as possibilidades que estão reservadas para nós. Pensamos: "este ano vai ser diferente, vai dar tudo certo". E vai mesmo. No final dá tudo certo. Certo para quem? Tomara seja para nós. 

Quando um novo ano começa sempre ouvimos que é bom planejar, listas coisas para fazer, realizar sonhos, e por ai vai. Entretanto a realidade é que mergulhamos no dia a dia, e entre trabalhar e pagar as contas, preocupações e responsabilidades, entre outras atribuições, está lá em algum lugar, o nosso desejo de dias melhores. O ano passa e de novo nos deparamos na mesma situação do início deste paragrafo.


Sabemos que a estatística não faz escolhas. Quem as faz somos nós. Então para começarmos com maiores chances de sucesso, trago este texto do site do Hospital Albert Einstein, que fala sobre alguns passos simples que se seguidos, pelos menos a maioria, vão ajudar a nos sentir, menos ansioso, mais dono de nossas vidas, e mais saudáveis. O texto não é novo, mas o que pode nos ensinar é muito atual. Espero que gostem e que lhes seja útil.

Começo de ano é sempre igual: expectativas e planos renovados. Independentemente das crenças, todos os rituais comemoram a entrada de uma nova etapa. Há quem pule ondas do mar, brinde, fique entre os amigos e a família. Em comum, estão a renovação da esperança de dias melhores e a realização de sonhos.
Ano novo saúde novaPerder os quilinhos a mais, parar de fumar, começar a praticar atividades físicas, alimentar-se melhor, passar mais tempo com a família ou controlar o estresse são promessas de todos os anos – e que muitas vezes ficam para trás. É época também de fechar o balanço do ano que passou e preparar as metas, seja para a área profissional, pessoal ou até mesmo para a saúde, para os próximos 365 dias. A justificativa? Falta de tempo.
Mas, para os especialistas do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE), todos os dias têm 24 horas para todo mundo. É importante dar prioridade ao que realmente se considera importante. Para levar adiante tantos desejos, veja algumas dicas para garantir um ano de bem com a saúde.

Lição 1: Planeje-se!

Nossa vida é dividida em várias áreas: saúdeespiritualidadefamíliaamigostrabalhoestudoslazer e viagens, entre outras. O segredo é pensar em tudo o que é essencial e verificar como nos comportamos em cada uma dessas áreas. O resultado é positivo quando houve mudanças ou surpresas boas. Caso não haja nada de novo, quer dizer que não houve evolução.

Lição 2: Estabeleça suas metas

Escreva todos os objetivos para o ano. Vale montar um plano de ação – por exemplo, caso queira parar de fumar, será necessário procurar ajuda profissional, estipular uma data, contar com o apoio familiar.
Sempre agende os compromissos. Se o desejo for algo grande e exigir muito planejamento, comece a listar cada passo para que o sonho se realize. Por exemplo, se chegou a hora de fazer o intercâmbio, deve-se tirar o passaporte, entender melhor o idioma do país e organizar cada etapa da viagem.
Segundo a dra. Selma Bordin, psicóloga do Centro de Medicina Preventiva do HIAE, colocar o que se deseja alcançar no papel ajuda a organizar o pensamento, ter mais clareza e ser mais objetivo. Aliás, organização para alcançar os objetivos é a palavra-chave. É como se o nível de comprometimento aumentasse. “Você pensa a respeito disso, estabelece uma meta em prol do seu desenvolvimento. Essa atitude permite que você conduza a sua própria vida, claro que com base no que podemos ter controle”, explica.

Lição 3: Ao planejar, seja realista

Existem passos fundamentais para cumprir as tão sonhadas metas – o desejo deve ser realista, a motivação deve estar em alta, pois a pessoa mobilizará esforços para a concretização. “Ter atitudes positivas ajuda a concretizar objetivos. Isso acontece quando cada um consegue enxergar em sua vida aquilo que é positivo, de forma concreta. É preciso deixar de lado o hábito de ver sempre o lado ruim das coisas”, explica a psicóloga.

Lição 4: Fique de bem com a saúde

Uma das áreas da vida mais esquecidas – embora seja importante para manter o restante a todo o vapor – é a saúde. Afinal, é com ela que concretizamos todos os outros objetivos. Para entrar o ano com a saúde em alta, precisamos ter cuidados diários. Incorporar atitudes simples à rotina garante pontos na conta da qualidade de vida. Atividades físicas, boa alimentação, boas horas de sono, tempo destinado ao lazer e à família trazem equilíbrio.
“Temos que incorporar cuidados com a saúde à nossa rotina, assim como tomamos banho ou escovamos os dentes”, salienta a dra. Raquel Dilguerian de Oliveira Conceição, médica responsável pela Revisão Continuada de Saúde do HIAE.

Lição 5: Reserve um tempo para si

Ao adotar novo estilo de vida, é obrigatório reservar um tempo no dia para você. Pequenos hábitos – como correr por meia hora, de quatro a cinco vezes na semana, ingerir mais legumes, verduras e frutas – devem estar presentes na nova rotina para garantir a qualidade de vida. E se o desejo é dormir, ler um livro, assistir a um filme que quer ver há tempos ou simplesmente rever velhos amigos, faça isso! Nessa hora, não há regras. O único compromisso é o seu bem-estar.
“Em famílias mais unidas, há índice menor de problemas cardiovasculares. Muitas vezes ficamos doentes por conta de hábitos inadequados e por diagnósticos tardios, uma vez que a visita ao médico está sempre no fim da lista. Então a melhor opção é cuidar de si antes de aparecer qualquer doença”, explica o dr. Raul Santos, médico assessor do Centro de Medicina Preventiva do HIAE.
Ao adotar novo estilo de vida, é obrigatório reservar um tempo no dia para você

Lição 6: Previna em vez de remediar

Não se devem deixar de lado as visitas ao médico, ao menos anualmente. É ele quem vai indicar o checkup na medida certa para cada paciente. Isso porque cada um traz um histórico familiar, idade e ritmo de vida; portanto, os exames variam de uma pessoa para outra.
De acordo com o dr. Santos, para conferir se o coração está em forma, os cardiologistas normalmente pedem medida da pressão arterial, da cintura, dosagem de colesterol e glicose no sangue. Esse acompanhamento é essencial para avaliar a quantas anda a saúde. Firmado o compromisso com você mesmo, entre no ano-novo com o pé direito.
Fonte: Einstein

Um comentário:

silvioafonso disse...

.


Eu não tenho vergonha
de dizer que estou
saudoso de você. Não
me envergonho de dizer
que sua presença é
importante no meu blog
e que tê-la como amiga
é uma das poucas coisas
que me honram.

Um beijo e volte sempre
ou me mate de saudade.

silvioafonso







.