COMO FUNCIONA

Este blog foi criado num Domingo chuvoso daí www.domingoamigo.blogspot.com/!

Pensando em leitores que não se animam a manter um blog pessoalmente, e os bloggers, que desejosos de atingir outros leitores, além dos seus habituais, gostariam, vez por outra, de postar num blog COLETIVO, criamos a SOCIEDADE ANÔNIMA, onde você poderá postar, sempre que tiver vontade!

Para fazer parte dos AUTORES do blog basta escrever para: cimitan@terra.com.br, solicitando sua inclusão, como membro do SOCIEDADE ANÔNIMA. Mande seu nome, e endereço de e-mail, para ser registrado. Só não pode deixar de assinar seus posts! E será responsabilizado pelo seu conteúdo.

A gerência se reserva ao direito de excluir o participante cujo comportamento não for condizente com o do grupo.

8.2.13

Receita: Goiabada Cascão.


Goiaba é o fruto da goiabeira, árvore da espécie Psidium Guajava, da família Mystaceae, originária da América tropical. Ocorre sobretudo no Brasil e nas Antilhas.O fruto é constituído de uma baga (parte carnuda da fruta sem caroço mas com mais de uma semente como tomate, uva, etc), casca verde, amarelada ou roxa (esta eu nunca vi), em vários tamanhos (de uma bola de ping-pong a uma de tênis de quadra). Em seu interior, há uma polpa rosada, branca ou dourada, contendo dezenas de pequenas sementes duras, mas que podem ser ingeridas sem problemas, incluído ai também a casca.

As goiabas são consumidas principalmente in natura ou em forma de doce, como goiabada, compotas, geleias e, também como sucos. São riquíssimas em vitamina C, com 180 a 300 miligramas de vitamina por cem gramas de fruta (mais do que a laranja ou o limão).A goiaba não é ácida e, assim, pode substituir o tomate na confecção de molhos salgados e agridoces, sobretudo no caso de pessoas com restrições à acidez. De um modo geral, tem pouca açúcar e gordura, sendo indicada para qualquer tipo de dieta. É contra- indicada apenas para pessoas que tenham o aparelho digestivo delicado ou com problemas intestinais (dá uma "travada" e por isso toma-se chá do broto de goiabeira para os dias de rei ou de rainha).

Da goiaba além da fruta, gosto muito da goiabada e minha preferida é a cascão, pois no meio do doce pode-se mastigar pequenos pedaços da fruta - o cascão. Trouxe hoje a super receita: simples, gostosa, barata e fácil de fazer. Experimentem fazer em casa, e deixem que os próximos lanches e sessões de filmes e TV se tornem uma delícia inesquecível.

Ingredientes
  • 2 kg de goiaba bem maduras
  • 1 kg de açúcar
  • 1 xicara de chá de água
  • Manteiga para untar a forma ou refratário
Modo de preparo
  • Retire as sementes da fruta e misture-as com a água. 
  • Coe em uma peneira e reserve o suco. 
  • Corte a polpa em pedaços, sem descascar. 
  • Em uma panela grande, leve ao fogo alto a polpa, o suco e o açúcar, mexendo até ferver.
  • Abaixe a chama e cozinhe o doce por 30 a 40 minutos ou até ficar em ponto de se soltar do fundo da panela. 
  • Retire do fogo e espalhe a goiabada sobre o refratário (22 cm x 35 cm) untado. 
  • Deixe esfriar por completo e corte em pedaços. 
  • Sirva em temperatura ambiente. 
Rendimento: 8 porções






Fonte:

Comida e Receitas
Cyber Cook
Wikibooks

Um comentário:

S* disse...

Só pode ser bom, yummy.