COMO FUNCIONA

Este blog foi criado num Domingo chuvoso daí www.domingoamigo.blogspot.com/!

Pensando em leitores que não se animam a manter um blog pessoalmente, e os bloggers, que desejosos de atingir outros leitores, além dos seus habituais, gostariam, vez por outra, de postar num blog COLETIVO, criamos a SOCIEDADE ANÔNIMA, onde você poderá postar, sempre que tiver vontade!

Para fazer parte dos AUTORES do blog basta escrever para: cimitan@terra.com.br, solicitando sua inclusão, como membro do SOCIEDADE ANÔNIMA. Mande seu nome, e endereço de e-mail, para ser registrado. Só não pode deixar de assinar seus posts! E será responsabilizado pelo seu conteúdo.

A gerência se reserva ao direito de excluir o participante cujo comportamento não for condizente com o do grupo.

28.12.12

Pesquisa Aponta: Que Brasileiro Vai as Compras de Natal.

Em recente pesquisa realizada pela Consultoria Deloitte  aponta que brasileiros vão gastar menos neste Natal, mesmo com os ventos prósperos da estabilidades financeira soprando no Brasil. A "Pesquisa de Natal 2012 - Intenções e expectativas do consumidor brasileiro", foi realizada em novembro com 750 consumidores.


Veja as principais conclusões da pesquisa:
  • 55% das pessoas pesquisarão mais, antes de efetuar suas compras;
  • Serão em média cinco presentes por consumidor, sendo que os cônjuges, seguidos pelos filhos, receberão os mais caros.
  • 70% dos respondentes também utilizarão a internet para realizar parte de suas compras; 66% deles comprarão via sites de lojas de departamento e 39% por sites de compra coletiva. 
  • Como esperado, os jovens, entre 18 e 29 anos, são os que mais pretendem fazer compras online: 55% contra 46% na faixa de 45 a 60 anos.
  • O destaque deste ano serão as compras online por meio de tablets ou mobile (celulares, por exemplo) com 37% das respostas. Esse comportamento é diferente do ano anterior, quando esses equipamentos eram bem menos utilizados. 
  • 22% dos consumidores utilizarão as redes sociais como parte do processo de compra. Isso indica que o brasileiro vem adquirindo hábitos de consumo mais próximos de países onde a mobilidade é muito mais comum, como Estados Unidos.
Dinheiro ou Cartão?
  • O dinheiro continua sendo o principal meio de pagamento para 75% dos respondentes. As classes D e E são as que mais o utilizam (78%). 
  • Nas regiões Sul e Sudeste, ele é utilizado por 81% e 77% dos respondentes, respectivamente.
  • O cartão de crédito, utilizado por 39% dos respondentes, é a forma de pagamento preferida entre as classes A e B: 53% dos respondentes dessa faixa usarão esse tipo de pagamento. 
  • O Nordeste se destaca em 2012, como a região que mais utiliza essa forma de pagamento: 44% dos respondentes farão compras com o cartão, mas com pagamento em apenas uma parcela.
Como e onde o consumidor pretende gastar:
  • Vão investir seu dinheiro em outros meios: em melhorias ou reparações na moradia (55%).
  • A faixa etária de 18 a 29 anos é que mais deve priorizar esses reparos (60%); 
  • E, viagens e passeios (47%), dentre eles, os idosos são os que mais gastarão com viagens (57%).
E os Presentes como ficam?
  • A maioria dos entrevistados, 46%, deve fazer as compras na primeira semana de dezembro, que coincide com o recebimento do 13º salário. 
  • Aparelhos eletrônicos, tablets, celulares e computadores são os itens mais desejados pelos consumidores (39%), ao passo que estes mesmos itens serão comprados por apenas 26% deles. 
  • Os itens que devem ser mais comprados são: roupas (80%); sapatos (49%); cosméticos, perfumes e cuidados pessoais (46%).
Para saber mais:

Nenhum comentário: