COMO FUNCIONA

Este blog foi criado num Domingo chuvoso daí www.domingoamigo.blogspot.com/!

Pensando em leitores que não se animam a manter um blog pessoalmente, e os bloggers, que desejosos de atingir outros leitores, além dos seus habituais, gostariam, vez por outra, de postar num blog COLETIVO, criamos a SOCIEDADE ANÔNIMA, onde você poderá postar, sempre que tiver vontade!

Para fazer parte dos AUTORES do blog basta escrever para: cimitan@terra.com.br, solicitando sua inclusão, como membro do SOCIEDADE ANÔNIMA. Mande seu nome, e endereço de e-mail, para ser registrado. Só não pode deixar de assinar seus posts! E será responsabilizado pelo seu conteúdo.

A gerência se reserva ao direito de excluir o participante cujo comportamento não for condizente com o do grupo.

3.11.12

Degas e Cezanne: As Bailarinas e a Geometria.

Edgard Degas (1834 -1917) e Paul Cezanne (1839 -1906), são dois grandes expoentes do impressionismo e se destacam por suas trajetórias, técnicas e claro, por suas obras. 
Contemporâneos na França do final do século XIX, é grandiosa a contribuição deles para o impressionismo.
Edgard Degas também é lembrado por seu trabalhos como gravurista e escultor francês. Como pintor embora seja muito presente em sua arte, o Realismos, o Renascimento Italiano e o Modernismo, no Impressionismo se destaca por seu estudo e talento em retratar como ninguém o movimento. Seja na leveza e requinte da dança ou no agilidade e vigor dos cavalos, eternizado por seus quadros de bailarinas e corridas de cavalos.
Amigo e critico da técnica de Edouard Manet, chegou a adquirir quadros de Paul Gauguin, Van Gogh e Paul Cezanne, (os dois primeiros serão temas do próximo artigo sobre Impressionismo) além de outros pintores da época, que apesar da origem rica, precisou se desfazer da coleção para saldar dívidas.
Paul Cezanne preferia a natureza e as formas geométricas com que os corpos e objetos podiam conter. Ele queria "tratar a natureza pelo cilindro, pela esfera, pelo cone" (um tronco de uma árvore pode ser considerado um cilindro, uma cabeça humana como uma esfera, por exemplo)
Preferia o campo e por isso passava horas pintando. Fizesse, sol ou chuva.
É considerado por muitos como um pintor pós-impressionismo e foi por Matisse e Picasso chamado de "pai de todos nós", por causa do forte influência provocada nos modernistas - principalmente o Cubismo - no início do século XX por sua arte.
Cezanne foi pupilo de Camille Pissarro (1830 - 1906) e foi este que o influenciou a tentar cores brilhantes, e dado a preferência por cores e formas da natureza,  paisagens e natureza-morta foram objetos frequentes e principais temas de muitos de seus quadros.
Tanto Degas como Cezanne tiveram juntos com outros pintores impressionista de sua época, dificuldade para expor seus quadros, mas por dedicação e amor insistiram e tornaram-se referência até hoje para muitos pintores já consagrados e ainda o serão para muitos que estão por vim.
Fontes: 
Google Imagens

Nenhum comentário: