COMO FUNCIONA

Este blog foi criado num Domingo chuvoso daí www.domingoamigo.blogspot.com/!

Pensando em leitores que não se animam a manter um blog pessoalmente, e os bloggers, que desejosos de atingir outros leitores, além dos seus habituais, gostariam, vez por outra, de postar num blog COLETIVO, criamos a SOCIEDADE ANÔNIMA, onde você poderá postar, sempre que tiver vontade!

Para fazer parte dos AUTORES do blog basta escrever para: cimitan@terra.com.br, solicitando sua inclusão, como membro do SOCIEDADE ANÔNIMA. Mande seu nome, e endereço de e-mail, para ser registrado. Só não pode deixar de assinar seus posts! E será responsabilizado pelo seu conteúdo.

A gerência se reserva ao direito de excluir o participante cujo comportamento não for condizente com o do grupo.

27.10.12

Livro Joga Luz Sobre Papel Feminino Antes do Patriarcado.

Um livro lançado pelo professor Marcos Profeta Ribeiro da Universidade do Estado da Bahia, com o sugestivo título de Mulheres e poder no Alto Sertão da Bahia joga luz em um período da história pouco conhecida dos brasileiros. 


A partir de vasto material escrito por Celsina Teixeira Ladeia, irmã do educador Anísio Teixeira, idealizador da Universidade de Brasília e notável defensor da reforma educacional no país, o trabalho que resultou no livro começo como estudo em mestrado orientado por Maria Odila Leite da Silva Dias, professora titular aposentada da Universidade de São Paulo, e foi publicado com o apoio da FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo.  Nos escritos de Celsina (1887-1979), as mulheres da elite rural brasileira do fim do século 19 e início do século 20 podem ter exercido um papel muito mais ativo, dentro e fora do lar, do que deixou transparecer o discurso ideológico dominante. Para além da epiderme da ordem patriarcal, elas teriam sido centros de gravidade de famílias extensas, atuantes nos negócios e opinantes na política. Tal é a generalização que poderia ser feita a partir do caso singular – e exemplar – estudado por Marcos Profeta Ribeiro.
Para ler mais Poderes femininos nos interstícios da ordem patriarcal  Por José Tadeu Arantes
Informação sobre o Livro
Mulheres e poder no Alto Sertão da Bahia: A escrita epistolar de Celsina Teixeira Ladeia (1901-1927) Autor: Marcos Profeta Ribeiro Lançamento: 2012 Preço: R$ 40 Páginas: 228 Para obter: Alameda Editorial

Nenhum comentário: