COMO FUNCIONA

Este blog foi criado num Domingo chuvoso daí www.domingoamigo.blogspot.com/!

Pensando em leitores que não se animam a manter um blog pessoalmente, e os bloggers, que desejosos de atingir outros leitores, além dos seus habituais, gostariam, vez por outra, de postar num blog COLETIVO, criamos a SOCIEDADE ANÔNIMA, onde você poderá postar, sempre que tiver vontade!

Para fazer parte dos AUTORES do blog basta escrever para: cimitan@terra.com.br, solicitando sua inclusão, como membro do SOCIEDADE ANÔNIMA. Mande seu nome, e endereço de e-mail, para ser registrado. Só não pode deixar de assinar seus posts! E será responsabilizado pelo seu conteúdo.

A gerência se reserva ao direito de excluir o participante cujo comportamento não for condizente com o do grupo.

7.8.12

Curiosity - Robô Pousa com Sucesso em Marte.

Uma nova jornada para descobrir vida fora da Terra foi iniciada as 2:31h desta segunda-feita 5.Ago, com o pouso da nave robô Curiosity - o maior e mais complexo veículo já enviado a outro planeta, em Marte. Esta missão é considerada a mais audaciosa de todas as missões ao planeta vermelho desde os anos 1970. Os cientistas vão procurar por sinais de vida no mundo mais parecido com a Terra dentro do Sistema Solar. Foto de Marte.

Código de cores nesta imagem de Marte representa as diferenças de altitude, medida pelo Mars Orbiter Laser Altimeter em Surveyor. Enquanto a água líquida da superfície é rara, a topografia de Marte revela grandes redes de vales antigos e canais de escoamento. Estas são evidências de que a água líquida foi mais comum e desempenhou um papel muito mais importante no passado de Marte. 

O painel acima indica um escore fictício entre a Terra e Marte, com Marte na liderança. Refere-se à taxa de sucesso de envio de missões a Marte, tanto com sondas em órbitas ou em pousos. Dos últimos 39 missões específicas para Marte de todo o mundo, 15 foram sucessos e fracassos 24. Por enquanto Marte esta ganhando.

A complicada operação de pouso, que quase provocou ataques de coração nos engenheiros que acompanhavam o Curiosity a partir do centro de controle da Nasa, foi perfeita. Tão perfeita, aliás, que o jipe pousou a apenas dois quilômetros do alvo original. Pode parecer muito, mas em operações do tipo isso significa "na mosca". Parecia inacreditável. Até o engenheiro Mike Sanders, o idealizador da missão, estava com muito medo de tudo dar errado.


Imagem da nave Curiosity pousando na superfície de Marte. Curiosiity e seu pára-quedas estão no centro da caixa branca; a imagem inserida é em detalhe da sonda alongada para melhor visualização. O rover está descendo em direção às planícies gravadas ao norte das dunas de areia que franja "Mt. Sharp."
Imagem trazendo os detalhes da Curiosity. Este gráfico mostra as localizações das mais de vinte câmeras com lentes super potentes espalhadas por este engenho criado pelo homem. 
Para ver mais imagens visite o site: NASA

Nenhum comentário: