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30.7.12

Ibope de 44,5 da Avenida Brasil. Como é Medido?

Ouvimos sempre as redes de televisão, Globo, Record e SBT anunciarem que por exemplo o programa do Gugu bateu o Faustão em 2 pontos percentuais. Que Nosso Encontra de Fátima Bernardes, atingiu Ibope baixo para o horário. Que a novela Avenida Brasil teve IBOPE recorde. Mas afinal como é medido o Ibope? Este artigo vai explicar como.
O Ibope como nós conhecemos é a grau de audiência de determinado programa na TV. Se o Ibope está alto, bom. Se o Ibope esta baixo, mal – o destino de bilhões de reais em propagandas gastos anualmente esta ameaçado. É a conhecida audiência. Indicador medido pelo Ibope – Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística. A medição é tomada por amostragem, ou seja, é medido o que alguns lares brasileiros estão assistindo. Ou ainda qual é a preferência destes brasileiros quando ligam a TV.
A medição se dá colocando, com a devida autorização do morador, um aparelho chamado peoplemeter – uma caixa do tamanho de um decodificador de TV a cabo, nas casas de cidadãos brasileiros em determinadas cidades, instalado em cada televisão da casa. A família se acomoda no sofá para assistir seus programas de preferência e o peoplemeter identifica e registra qual canal esta sendo assistido.
Os dados são enviados por frequência de rádio através de mais de duas dezenas de antenas, na Grande São Paulo ou por telefone em outras cidades. É bom que se diga que o peoplemeter envia também as informações sobre todas as mudanças de canais realizadas pelo telespectador. A central de coleta do Ibope processa, analisa e distribui o resultado final para as emissoras e para o público em geral.
O Ibope mede a audiência de até quatro televisores de cada domicílio. Participam da amostra pessoas de ambos os sexos, com mais de quatro anos de idade, que residem em áreas urbanas e fazem parte das classes A, B, C, D ou E. Os domicílios são escolhidos por sorteio e a participação de cada domicílio não deve ultrapassar quatro anos.
Para entender o que corresponde um determinado número do Ibope e a importância dele. Façamos o cálculo tomando como referência os números da Grande São Paulo. Dependendo da região estes números de referência variam. Vamos lá então: um (1,0) ponto percentual no IBOPE corresponde a 127 mil domicílios, ou seja, 479 mil pessoas em média. Agora pensa aí na audiência da Avenida Brasil, que obteve 44,5% de Ibope: mais de seis milhões de domicílios (5.651.500), ou mais de vinte e um milhões de pessoas (21.315.500) em média ligadas na luta do século da televisão brasileira: Nina X Carminha.
É muita gente não é? Pense neste número como potencial para o mercado publicitário... Pensou? Entendeu então por que a briga é tão acirrada pelos melhores índices do Ibope. Quanto maior a audiência, maior o público, e maior será a abrangência das campanhas publicitárias. Logo se o programa não esta atingindo a audiência necessária aos patrocinadores publicitários, então saca ele fora, ou começa a apelar no caso das novelas. Pois se não vende, o patrocinador tira o patrocínio e a televisão fica sem recursos para tocar novos programas ou variar o de sempre.
Espero que tenham gostado. Para se aprofundar consulte o site do Ibope que trás mais detalhes do cálculo e dos critérios adotados nas medições. Há uma entrevista exclusiva, com a diretora comercial do Ibope Dóra Câmara, especialista em medição de audiência de TV, para o site Criativa – Marketing and Solutions que esclarece dúvidas sobre as medições do Ibope.
Fonte:

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