COMO FUNCIONA

Este blog foi criado num Domingo chuvoso daí www.domingoamigo.blogspot.com/!

Pensando em leitores que não se animam a manter um blog pessoalmente, e os bloggers, que desejosos de atingir outros leitores, além dos seus habituais, gostariam, vez por outra, de postar num blog COLETIVO, criamos a SOCIEDADE ANÔNIMA, onde você poderá postar, sempre que tiver vontade!

Para fazer parte dos AUTORES do blog basta escrever para: cimitan@terra.com.br, solicitando sua inclusão, como membro do SOCIEDADE ANÔNIMA. Mande seu nome, e endereço de e-mail, para ser registrado. Só não pode deixar de assinar seus posts! E será responsabilizado pelo seu conteúdo.

A gerência se reserva ao direito de excluir o participante cujo comportamento não for condizente com o do grupo.

30.12.10

Duchamp, a Pinacoteca e a coleção Cisneiros

"Duchamp não frequentava museus questionando os critérios que teriam presidido á escolha daqueles artistas e não de outros" ....
 Acabo de visitar a Pinacoteca de São Paulo, e em especial a mostra da colecionadora venezuelana  Patricia Phelps Cisneiros, que segundo noticiaram é  a mais importante coleção particular de artistas da América do Sul. Não pude deixar de lembrar a frase do Duchamp. Por que esses artistas ? Por que essas obras, desses artistas ?
Muitos deles eu conheci quando não eram nem famosos, nem suas obras importantes. Já lá, me perguntava: quem será que esta comprando "isso" ? Quem tem tanto dinheiro sobrando para pagar tantos milhões, por "isso" ? E hoje tive uma parte das respostas. Uma dessas pessoas era sem dúvida Patricia Phelps Cisneiros, e se eu tivesse essa informação, naquele tempo, diria que certamente estava sendo enganada por algum marchant  inescrupuloso! É muito dinheiro para pouco "arame" retorcido. E as perguntas permanecem: por que razão escolheu esses, e não outros da sua geração? Por que esses trabalhos, especificamente, e não outros desses mesmos artistas? Duchamp tinha razão, mais uma vez.
Postado originalmente do meu O ÚLTIMO BLOG

Nenhum comentário: