COMO FUNCIONA

Este blog foi criado num Domingo chuvoso daí www.domingoamigo.blogspot.com/!

Pensando em leitores que não se animam a manter um blog pessoalmente, e os bloggers, que desejosos de atingir outros leitores, além dos seus habituais, gostariam, vez por outra, de postar num blog COLETIVO, criamos a SOCIEDADE ANÔNIMA, onde você poderá postar, sempre que tiver vontade!

Para fazer parte dos AUTORES do blog basta escrever para: cimitan@terra.com.br, solicitando sua inclusão, como membro do SOCIEDADE ANÔNIMA. Mande seu nome, e endereço de e-mail, para ser registrado. Só não pode deixar de assinar seus posts! E será responsabilizado pelo seu conteúdo.

A gerência se reserva ao direito de excluir o participante cujo comportamento não for condizente com o do grupo.

18.9.10

Grazziella me escreve de Istambul

A MAIS BELA DO MUNDO!



A MAIS BELA...

DO MESMO JEITO QUE VENEZA EXERCE UM FASCÍNIO SOBRE AS PESSOAS, ISTAMBUL SIMPLESMENTE ME ARREBATA. ESTA É A MINHA TERCEIRA ESTADA E PELA TERCEIRA VEZ NÃO TENHO DÚVIDA DE QUE SE TRATA DA MAIS BELA ENTRE TODAS AS CIDADES!

BASTA EU SAIR DO AEROPORTO E ME DEPARAR COM O BÓSFORO, COM AQUELES BARQUINHOS DE MADEIRA TÍPICOS, AS GAIVOTAS, AS SILUETAS DAS DEZENAS DE MESQUITAS MISTURADAS AS CASINHAS COLORIDAS, SALPICANDO OS MORROS, COLINAS, DOS DOIS LADOS DO GOLFO, QUE ABRO UM SORRISO DE FELICIDADE: É ÁGUA, MAR PARA TUDO QUANTO É LADO... TEM A CORNICHE DE OURO, O MAR DE MARMARA, AS PONTES, NOVAS, ANTIGAS, ILUMINADAS, CORTANDO O BÓSFORO, UMA BAÍA TÃO INTENSA QUANTO A DE HONG KONG, SÓ QUE AINDA MAIS ROMÂNTICA, ESTREITA, EM MENOR ESCALA. AZULADA! ÁGUA AQUI É CALÇADA, TODO MUNDO USA, TODO MUNDO PASSA!
ADORO REDESCOBRIR A TORRE DE GALATA NO MEIO DE TANTOS TELHADOS, ENTRAR EM SULTANAHMET E TENTAR ME LEMBRAR DAS PEQUENAS RUAS, DOS CAMINHOS ESTREITOS, EM LADEIRAS, FEITOS DE CASAS DE MADEIRA, DE PEDRA SECULAR, DE DOIS, TRÊS ANDARES, TRANSFORMADOS EM PEQUENOS HOTÉIS, LOJINHAS DE TAPETES, DE VER ACESAS MESMO DE DIA, AQUELAS CENTENAS DE LUMINÁRIAS COLORIDAS FEITAS COMO VITRAIS, QUE MAIS PARECEM JARRAS DE SUCO PENDURADAS. É TUDO LINDO, O AR É DOURADO. ISTAMBUL É UMA COVARDIA.

CHEGAMOS A TEMPO DE PEGAR OS ÚLTIMOS DIAS DE SOL, UM SOL CALMO. A RUA DO NOSSO PEQUENO HOTEL, A AKBIYK CADDESI, É UM MUNDO DE TURISTAS INGLESES, AQUI PARA O FIM DE SEMANA, E DE GRUPOS JAPONESES, QUE ANDAM PARA LÁ E PARA CÁ SEMPRE GUIADOS POR AQUELAS BANDEIRINHAS, E DE CASAIS JOVENS, E DE MOÇAS MODERNAS, VIAJANTES, AVENTUREIRAS. HÁ CAFÉS, CALÇADAS COBERTAS POR KILINS E ALMOFADAS, ASSENTADAS EM ESTRUTURAS DE FERRO, COMO SE FOSSEM SOFÁS E CADEIRAS SEM PÉ: TUDO É BAIXO, AS MESINHAS SÃO FORRADAS POR TEARES COLORIDOS, RESTOS DE VELHOS TAPETES; OS NARGUILÊS DE VIDRO TAMBÉM COLORIDOS, SEMPRE A POSTOS, TAMBÉM NO CHÃO, NAS ENTRADAS. HÁ QUEM FUME, QUEM BEBA, COMA, JOGUE CARTAS OU GAMÃO. TUDO É COR, VIDA, FESTA!

TRABALHAMOS DURO POR QUATRO DIAS. TUDO LINDO, ARTESANATO VINDO DOS QUATRO CANTOS DOS PAÍSES EM CONFLITO, AO LADO. TEM OS TAPETES AFEGÃOS, DO UZEBEQUISTÃO, DO TURCOMENISTÃO, DE NÃO SEI MAIS ONDE "ESTÃO"!; AS ROUPAS, CASACOS DE VELUDO FORRRADOS COM CHITAS SUPERSURRADAS; ALMOFADAS DE TAFETÁ TECIDOS À MÃO, COM O MIOLO BORDADO DE KILIM.  AS JÓIAS, CÓPIAS DAS SULTANAS, DE MENTIRINHA, MAS QUE USAM PEDRAS DE VERDADE. AS LANTERNAS DE METAL DESENHADAS A MARTELADAS, TÍPICAS, COM SANFONAS, EM ALGODÃO, QUE SE DOBRA E EMPILHA COMO PRATOS. TUDO É LINDO E ESTÁ A VENDA EM TODO CANTO: É LOJA E BAZAR (SÓ O GRANDE BAZAR TEM 5.000 LOJAS) QUE NÃO ACABAM MAIS, ONDE SE PODE GASTAR, FÁCIL, UMA VIDA INTEIRA DE COMPRAS E ECONOMIAS...

SENDO TAMBÉM A PRIMEIRA VEZ DE ALVARO NA CIDADE, FOI UM PRAZER ENORME REVER O ESPLENDOR DAS PINTURAS E MOSAICOS DA AYA SOPHIA DE CONSTANTINO, O TAPETE GIGANTE, OS LUSTRES E CÚPULAS DA MESQUITA AZUL, PASSEAR PELOS JARDINS DE TOPIKAPI, DEBRUÇADOS SOBRE O BÓSFORO SEMPRE APINHADO DE BARCOS. AS CISTERNAS  FRESCAS, AGORA CHEIAS DE PASSARELAS E ILUMINADAS DE VERMELHO-ALARANJADO, REFLETINDO SUAS COLUNAS JÁ SECULARES NA ÉPOCA (550 DC), USADAS COM SIMPLES MATERIAIS DE AJUDA NO SUSTENTO DE SEU TETO SUBTERRÂNEO MUITO ALTO: OUTRO GRANDE ESPETÁCULO.
TUDO LINDO, PERTO, CORTADO PELOS JARDINS DA PRAÇA QUE SEPARA AS DUAS GRANDES MESQUITAS E PELOS TRILHOS DA RUA PRINCIPAL, A  DIVANYOLU CADDESI (PRONUNCIA-SE "JADESÍ", RUA EM TURCO). 

DESCOBRI MIL NOVOS LUGARES,  O CAFÉ SAH (PRONUNCIA-SE CHÁ E É SOLETRADO COM UM CIDILHA NO "S")), NUM BECO DAQUELE OUTRO BECO UM POUCO MAIOR, CHEIO DE PEQUENOS RESTAURANTES COM MESINHAS NA CALÇADA, A INCILI ÇAVUS SK, PARALELO À RUA PRINCIPAL, DO TREM; O RESTAURANTE NA COBERTURA, QUINTO ANDAR DE ESCADAS, TEM A VISTA MAIS MAGNÍFICA DO MUNDO E DESTA PARTE DA CIDADE, SERVE UM BADEJO ENROLADO EM FOLHAS DE UVA, ACOMPANHADO DE UMA ESPÉCIE DE COULIS DE LARANJA, QUE É DE AJOELHAR! JANTAMOS TAMBÉM DUAS VEZES NUM DAQUELES RESTAURANTES DE FRUTOS DO MAR EMBAIXO, AO LADO DO FINAL DA PONTE DE GALATA, DE ONDE SE VÊ TODA A SULTANAHMET DO OUTRO LADO, E SE É ACOMPANHADO POR CENTENAS DE PESCADORES AMADORES, HOMENS, MULHERES, CRIANÇAS, ARREMESSANDO SEUS ANZÓIS COM ISCAS ARTIFICIAIS, RETIRANDO CINCO, SEIS SARDINHAS A CADA RECOLHIDA DE VARA: TUDO ALI, NA CALÇADA DA FRENTE, MURO DE PEDRAS QUE TAMBÉM ATRACA OS MILHARES DE BARCOS. AO LADO, BARRACAS DE PEIXES SUPERDECORADAS E
A MAIS FAMOSA BAKLAVALARE (LOJA DE DOCES) DA CIDADE, A GULLÚOELLI, PAI, UMA VERDADEIRA COVARDIA DE CALORIAS E MARAVILHAS, FABRICADAS COM MUITA MANTEIGA, PISTACHE E CALDA MELADA...
FOMOS BADALAR NA NOITE DE BARES E CLUBES DE TAKSIM, COMER MIDIYE, AQUELES MEXILHÕES COZIDOS COM ARROZ E TEMPERADOS COM MUITA CANELA, SERVIDOS NAS CALÇADAS COM LIMÃO E CUSTANDO NADA. ENFIM: COMER, COMER, BEBER, BEBER, PARA PODER CRESCER... JÁ RECUPEREI MEUS KILOS PERDIDOS NO CAIRO, NO INTERIOR DO NILO E GANHEI ALGUNS OUTROS,  JÁ PENSANDO NA FRANÇA E ITÁLIA.  
AH, ESQUECI DE FALAR DO PARQUE PIERRE LOTI (ACHO QUE O CAFÉ FOI MONTADO EM SUA ANTIGA CASA), COM TODA A VISTA DO FINAL DO CANAL DO CHIFRE DE OURO E AS MILHARES DE CASAS E TORRE DE GALATA, EM TAKSIM, DO OUTRO LADO. É O MELHOR LUGAR PARA SE TOMAR O FAMOSO-DELICIOSO CHÁ DE MAÇÃ NA CIDADE...
ISTAMBUL DEIXA, VAI DEIXAR, DE NOVO, SAUDADES. SAUDADES DOS GATINHOS, DE RUA, OU DAS LOJAS DE TAPETES, SEMPRE NO MEU COLO, DENGOSOS, ATRÁS DE CARINHO, COMIDINHA, DE UMA BOA MEIA HORA ESPREGUIÇADA.

AMANHÃ, SOFIA, BULGÁRIA!
  
 
grazzielladebbane@yahoo.com.br

Nenhum comentário: