COMO FUNCIONA

Este blog foi criado num Domingo chuvoso daí www.domingoamigo.blogspot.com/!

Pensando em leitores que não se animam a manter um blog pessoalmente, e os bloggers, que desejosos de atingir outros leitores, além dos seus habituais, gostariam, vez por outra, de postar num blog COLETIVO, criamos a SOCIEDADE ANÔNIMA, onde você poderá postar, sempre que tiver vontade!

Para fazer parte dos AUTORES do blog basta escrever para: cimitan@terra.com.br, solicitando sua inclusão, como membro do SOCIEDADE ANÔNIMA. Mande seu nome, e endereço de e-mail, para ser registrado. Só não pode deixar de assinar seus posts! E será responsabilizado pelo seu conteúdo.

A gerência se reserva ao direito de excluir o participante cujo comportamento não for condizente com o do grupo.

30.9.10

Democracia Brasil


Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição”.  Mas, como fazer com que NOSSOS Representantes Eleitos realmente cumpram a vontade do povo? Eis o grande desafio da Democracia na Modernidade.
                Nos últimos tempos, estamos a presenciar uma verdadeira revolução democrática. Micro-câmeras, gravadores ocultos, escutas telefônicas, repórteres investigativos vasculhando contas públicas, escândalos, mensalão! Sim, a mídia vem ocupando cada vez mais a função de dar olhos ao povo. Quando um funcionário se faz mais dedicado e fiel? Seria quando sabe que o patrão está presente ou quando o sabe ausente? A resposta é óbvia, não é?
                Através da ampliação da presença da mídia na vida política, da ampliação dos meios de comunicação e, principalmente, da internet – não falo apenas da amplitude que lhe é própria, mas das novas ferramentas, como o twitter, que vem multiplicando seu poder, bastando alguns segundos para uma notícia ou idéia ser alavancada ao patamar de primeira página –,  houve por conseqüência a ampliação da presença efetiva, com voz, olhos e ouvidos, do povo na vida política nacional, em tempo real.
                Com isso, por que não propor uma nova forma-ferramenta eficaz o bastante para  deixar claro aos nossos representantes qual é nosso desejo, como povo, em cada assunto por eles votados? Se, ao menos, os pobres parlamentares soubessem a opinião do povo naquele difícil momento de votar ou vetar o aumento para os aposentados... Ou aprovar o reajuste de seus próprios salários... Hum... Mas eles nem imaginam!  
Afinal, por que não instalar em Brasília um placar, onde o povo pudesse votar via internet  em cada matéria que está sendo discutida no congresso. Embora esses votos não tenham valor real, mostrarão a posição da parcela do povo interessada em se manifestar sobre a matéria em questão.
                O que acham? Não seria uma opção para o fortalecimento da Democracia e a real aplicação da representação da vontade do povo?

Por: Sávio Damato
Por: Sávio Damato

Um comentário:

moisés poeta disse...

gostei da variedade de palavras contidas em seu blog !

um grande abraço!