COMO FUNCIONA

Este blog foi criado num Domingo chuvoso daí www.domingoamigo.blogspot.com/!

Pensando em leitores que não se animam a manter um blog pessoalmente, e os bloggers, que desejosos de atingir outros leitores, além dos seus habituais, gostariam, vez por outra, de postar num blog COLETIVO, criamos a SOCIEDADE ANÔNIMA, onde você poderá postar, sempre que tiver vontade!

Para fazer parte dos AUTORES do blog basta escrever para: cimitan@terra.com.br, solicitando sua inclusão, como membro do SOCIEDADE ANÔNIMA. Mande seu nome, e endereço de e-mail, para ser registrado. Só não pode deixar de assinar seus posts! E será responsabilizado pelo seu conteúdo.

A gerência se reserva ao direito de excluir o participante cujo comportamento não for condizente com o do grupo.

19.9.10

Carta da minha amiga Grazziella

 ESPRESSO DOS BÁLCANS E A CAMA ASSASSINA...


EM NOSSO ÚLTIMO DIA EM ISTAMBUL, TODOS OS AMIGOS DE ALVINHO "MY FRIEND"- DO PORTEIRO DO HOTEL AOS DONOS DAS LOJAS DE TAPETES E RESTAURANTES AO LADO, FAZIAM BROTAR CERVEJAS, QUE NÃO PARAVAM DE CHEGAR, GELADAS, IRRESISTÍVEIS E, COMO OS GATOS NAS CALÇADAS DA CIDADE, FORAM SE ENFILEIRANDO, SE AMONTOANDO, TOMANDO ESCADAS, MESINHAS, INVADINDO SEM RESPEITO ATÉ AS PILHAS DOS MAIS PRECIOSOS TAPETES... QUEM CONHECE ALVINHO-DAGMAR (SEU LADO RÚSTICO E APRECIADOR DE UMA BOA LOIRA GELADA!) SABE: O BICHINHO SIMPLESMENTE NÃO PÁRA. NÃO PÁRA! E QUANTO MAIS BEBE, MAIS SIMPÁTICO, QUERIDO, AMIGO FICA. 

RESUMO DA ÓPERA: DEZ DA NOITE, NÓS EMBARCADOS NO TAL DO BALKAN EXPRESS, E UMA CORTE DE GENTE, QUASE EM PRANTOS, NA PLATAFORMA,  ABANANDO LENÇOS E GARRAFAS... O TREM, UM DESASTRE! EU QUE SONHAVA, QUE SEMPRE SONHO COM O LUXO E AS TACINHAS DE CRISTAL DO ORIENTE EXPRESS, TRANCAFIADA NESTA RELÍQUIA SEM GRAÇA DE EX-COMUNISMO DE LESTE EUROPEU.

MESMO PARA MARINHEIROS EXPERIENTES COMO NÓS, QUE ESTAMOS ACOSTUMADOS COM MAR BRAVO, O EXPRESSO DOS BÁLCANS É UMA ARMADILHA SOBRE RODAS: ANDA EM VELOCIDADE SUFICIENTE PARA DESCARRILHAR, NÃO TEM QUALQUER, A MENOR ESTABILIDADE, SEGUE BATENDO, SOCANDO, TE JOGANDO SEM PENA, DE UM LADO PARA O OUTRO DA CABINE MÍNIMA, ULTRAPASSADA, COMO BATATAS ENSACADAS. ALVARO, A PESSOA MAIS METICULOSA E LENTA DO MUNDO NO EXERCÍCIO DE FUNÇÃO ESPECÍFICA, COMO CORTAR UNHAS (DUAS HORAS, TODA MANHÃ; AMARRAR CABOS EM CARRO OU BARCO (MAIS DUAS HORAS...), ENFIM, ALVINHO, MEU ALVINHO, MAIS AFOGADO QUE PEIXE, ME SOLTA UMAS DAS TRÊS BELICHES SEM VERIFICAR A TAL CORRENTE DE SEGURANÇA... EU, SEMI-DEITADA NA ÚLTIMA, EMBAIXO, RECEBO UMA CAMADA, MISTO DE FERRO E MADEIRA DE FABRICAÇÃO SOVIÉTICA DOS ANOS 60, NA CARA! O GOLPE ATINGIU PRIMEIRO A MINHA TESTA, QUE GLORIOSAMENTE DEFENDEU MEU NARIZ E MANDÍBULAS (JÁ QUEBREI TODO O ROSTO EM UM ACIDENTE DE CARRO NOS ANOS 90!), MAS MEUS POBRES DENTES, NÃO CONSEGUIRAM ESCAPAR: QUEBREI DOIS-TERÇOS DE MAIS DOIS DENTES DA FRENTE. AGORA É OFICIAL: MEU SORRISO FRONTAL É 100 % ARTIFICIAL! ISSO PORQUE QUEBREI OUTRO, NO ANO PASSADO, COMENDO AQUELES CARANGUEJOS GIGANTES EM UMA DAS ILHAS DO MAR DE SAN BLAS, NO PANAMÁ. GENTE, CHOREI A NOITE INTEIRA, QUE DOR, QUE PENA, QUE PERDA. O ALVARO ALI, DESESPERADO, CALADO, TENTANDO JUSTIFICAR O ACIDENTE QUE NEM MESMO ENTENDE. ACIDENTE É ACIDENTE, E ACIDENTES ACONTECEM, MAS A LIÇÃO MAIOR DESTE É QUE BARCOS E, PRINCIPALMENTE, TRENS DO EXPRESSO DOS BÁLCANS, NÃO COMBINAM COM BEBIDA: NÃO COMBINAM, E PRONTO. VOCÊ SE MATA, MATA ALGUÉM, E DEPOIS O QUÊ? NÃO TEM CHORO NEM VELA!

NUNCA SOFRI TANTOS ACIDENTES DE PERCURSO COM NESTA VIAGEM, TENHO ATÉ MEDO DE ESCREVER, AGORA. JÁ PEGUEI AQUELE VÍRUS HORRÍVEL NO CAIRO, O ALVARO, DENGUE NA TUNÍSIA, DEPOIS, INSOLAÇÃO NO NILO, HOSPITAL NA JORDÂNIA, CAIXAS DE MERCADORIAS DESAPARECIDAS NO LÍBANO, AGORA, MEUS DOIS ÚLTIMOS DENTES DA FRENTE: O QUE ESTÁ ACONTECENDO? PARECE PRAGA! SERÁ QUE ESSE NEGÓCIO DE INVEJA, OLHO GORDO, REALMENTE EXISTEM? ME RECUSO A ACREDITAR...

SOFIA, A CAPITAL BÚLGARA, É UMA GRAÇA DE CIDADE. NÃO QUE TENHA QUALQUER COISA DE INTERESSE ESPECIAL PARA SE VER (HÁ LINDAS IGREJAS, SECULARES, RUSSAS, BIZANTINAS, CATEDRAIS); É SIMPLESMENTE AGRADÁVEL, UMA MISTURA DE JOINVILLE (COM ESCALA DE CURITIBA) COM TOQUES ARQUITETÔNICOS FRANCESES E AUSTRÍACOS. HÁ MUITO VERDE ESPALHADO, MAS NÃO AQUELE VERDE VERDADEIRAMENTE EUROPEU, IMPECÁVEL; AQUI, EXISTE UM CERTO AR DE ABANDONO INTEGRADO A TODA A CIDADE. AS PESSOAS, SEUS DOIS MILHÕES DE HABITANTES, SÃO AGRADÁVEIS, MODERNAS, PRINCIPALMENTE AS MULHERES, SUPER PRODUZIDAS, VESTINDO MUITO NEGRO, MAQUIAGEM , CABELOS DESFIADOS, TATUADAS, MAIS PARECEM PERSONAGENS DE BANDAS DE ROCK, DOS ANOS 80! UM ESTRANHO POSTAL SE PENSARMOS QUE HÁ MENOS DE VINTE ANOS, A POLÍCIA ANDAVA PELA RUA, SIMPLESMENTE CORTANDO A FORÇA O CABELO DE QUALQUER JOVEM, QUE PARECESSE UM POUCO FORA DE ESQUADRO...

SOFIA É UMA CIDADE QUE AMA A NOITE: HÁ BARES, CAFÉS, CLUBES ESPALHADOS POR TODO O CENTRO DA CIDADE, E TODOS CAEM SERIAMENTE NA BALADA: AQUI SE BEBE MUITO! NOSSA PRIMEIRA EXPERIÊNCIA BÚLGARA FOI NO PLANET, UM BAR ENORME, MEIO CLUBE, MEIO CAFÉ, COM MESAS E SOFÁS ESPALHADOS PELA CALÇADA E UMA GRANDE ÁREA INTERNA, COM MAIS BARES, MESAS DE DIVERSAS ALTURAS, CONJUNTOS DE ESTAR, FORMANDO UM ENORME LOUNGE COM DECORAÇÃO RETRÔ DE VELUDO E CADEIRAS PATINADAS DOURADAS, MESCLADAS A AÇO ESCOVADO E BRANCO LAQUEADO - NO MELHOR ESTILO ROCOCÓ. AS MULHERES SÃO LINDAS, ALGUMAS SUPERBEMVESTIDAS, CHEIAS DE SAPATOS E BOLSAS BACANAS, OUTRAS, MAIS AMALUCADAS, JEANS ESTROPIADOS, ALÇA DE SUTIÃ A MOSTRA E MUITA TATUAGEM. EM COMUM, A ALTURA DAS PERNAS, O COMPRIMENTO DAS SAIAS, A SILHUETA MAGRA IMPECÁVEL, E OS CABELOS, LONGOS, DESFIADOS, LOIRO PLATINADOS, PRETO AZULADOS, EMOLDURANDO PELES BRANQUÍSSIMA E OLHOS VERDE-AZULADOS. NÃO TEM PARA NINGUÉM! SEM CONTAR COM A ATITUDE, CONFIANTE, AGRESSIVA, QUASE COMERCIAL. NÃO CHEGAM A SER PROFISSIONAIS COMO AS RUSSAS, MAS TÊM ESSE JEITO SEGURO, QUASE DURO, DE MANDAR E ANDAR. HOMEM AQUI NÃO PÍA: A BULGÁRIA É UM PAÍS DE MULHERES. E QUE MULHERES...

EX-PAÍS COMUNISTA, AGORA ENFRENTA O DESAFIO DE SER EUROPEU, MEMBRO DA COMUNIDADE EUROPEIA. NÃO SABE AINDA, POR EXEMPLO, SE PODE PAGAR OS QUINHENTOS EUROS DE ALUGUEL DE UM APARTAMENTO DE CEM METROS QUADRADOS, QUANDO ANTES, 90% DOS SEUS HABITANTES, MORAVAM EM IMÓVEIS DOADOS PELO ESTADO. O SALÁRIO MÍNIMO GIRA EM TORNO DE 250 EUROS E O CUSTO DE VIDA, ESCALANDO A CADA ANO. VIVEM NÃO SE DE QUÊ, ESSES BÚLGAROS... NÃO HÁ MUITO TURISMO E NÃO CONSEGUI DESCOBRI NENHUMA RIQUEZA NO SOLO OU QUALQUER SERVIÇO DE INTERESSE INTERNACIONAL. OS RUSSOS SABOTARAM TODOS OS POÇOS DE PETRÓLEO, ANTES DE SUA DERROCADA, UNUTILAZANDO TALVEZ SUA ÚNICA SAÍDA ECONÔMICA! NEM MESMO OS BÚLGAROS SABEM DIZER DO QUÊ VIVEM: SÓ SABEM QUE HÁ MUITA CORRUPÇÃO, COMO EM QUALQUER PAÍS MENOS ABASTADO, QUE POUCOS, UNS 2% SÃO ARQUIMILIONÁRIOS, 15% SÃO CLASSE MÉDIA, E O RESTO, É POBRE.

SE FALTA LASTRO ECONÔMICO NO PAÍS, NÃO  FALTA GENTE SE DIVERTINDO COMO SE FOSSE O ÚLTIMO DIA DO MUNDO. AS BOATES SUPERSOFISTICADAS, ATÉ EXAGERADAS, ESTÃO SEMPRE LOTADAS, E OS ENDEREÇOS NÃO SÃO POUCOS.
ONTEM TERMINAMOS A NOITE NUM LUGAR CHAMADO SIN CITY: CLUBÃO ACARPETADO DE NEGRO, CHEIO DE SOFÁS DE COURO ARRENDONDADOS, UM PALCO CENTRAL (ÚNICA PISTA DE DANÇA DO LOCAL) CERCADO POR AQUELES MESMOS SOFÁS DE COURO ARREDONDADOS, ONDE SE PISA PARA SUBIR E DANÇAR. O DJ, UMA ESPÉCIE DE LOCUTOR DE DE FEIRA DE GADO, ANUNCIA DANÇARINAS PROFISSIONAIS, MISTURA INSTRUMENTISTAS A CLIENTES, AUMENTANDO E ABAIXANDO O VOLUME DA "GALCHA", UMA ESPÉCIE DE FUNK TRADICIONAL LOCAL, COM BATIDA DE AXÉ E PINTADAS DE DE MÚSICA RUSSA E ÁRABE. TODO MUNDO VAI A LOUCURA, A MULHERADA, SUAS PERNAS PERFEITAS DE MAIS DE METRO, SUAS MINISAIAS, PROFISSIONAIS OU DOLCE & GABANA, REBOLAM, REMEXEM, SOBEM E DESCEM: É UMA LOUCURA DE MÚSICA, FUMAÇA DE CIGARRO, CHARUTO, CHOTE DE VODKA PURA... A VISÃO DO INFERNO, NO MAIS DOCE SENTIDO!

TRÊS EXPERIÊNCIAS BÚLGARAS:

CHEGUEI NA CIDADE COM A BOCA ESTRUPIADA. EM MENOS DE 20 MINUTOS, PARTÍAMOS COM O DONO DO HOTEL, UM CARA JOVEM, ESTILOSO, A CAMINHO DE SOCORRO. O ENDEREÇO DO CONSULTÓRIO DENTRO DE UM PRÉDIO ALTÍSSIMO ACIMENTADO, UM DOS POUCOS NA CIDADE, COM CARA DE FAVELA MOSCOVITA, ME DEU CALAFRIOS. PASSADA A PORTA DE ENTRADA, O MAIS MODERNO EQUIPAMENTO, NIRVANA TOCANDO NO RÁDIO, UM DENTISTA TAMBÉM JOVEM E MODERNO, COM SUA ASSISTENTE LINDA, COLORIDA, TRABALHARAM DUAS HORAS OPERANDO UM VERDADEIRO MILAGRE NO MEU SORRISO: GENTE QUE MÁXIMO, QUE EFICIÊNCIA, QUE AMABILIDADE. CUSTO DO SERVIÇO: 60 EUROS!

DE DENTES REPARADOS (PROVISORIAMNETE!), PARTI COM ALEXANDRA, A JOVEM ESPOSA-DONA DO HOTEL, PARA UMA GERAL NO SALÃOZINHO DO BAIRRO. O LUGAR MEIO MODERNINHO ESTÁ LONGE DE SPA SOFISTICADO, MAS NUNCA FUI TÃO BEM TRATADA, TRABALHADA: FIZ LIMPEZA DE PELE COM PRODUTOS FRANCESES (DUAS HORAS), MANICURE E PEDICURE (MAIS DUAS HORAS) QUE MAIS PARECIAM CIRURGIAS PLÁSTICAS, SOBRANCELHAS, CABELO, ENFIM, SÓ NÃO APLIQUEI CÍLIOS POSTIÇOS PORQUE TIVE ALERGIA À COLA... CONTA PAGA: 50 EUROS!

NOSSO PRIMEIRO ALMOÇO, AINDA SICERONADOS PELO CASAL PROPRIETÁRIO DO HOTEL, FOI PASSADO NUM DOS MUITOS CAFÉS DA RUA DE PEDESTRES. DE UMA ÀS TRÊS DA TARDE, VOCÊ COME UMA SALADA FRESCA VERDE DIVINA, ACOMPANHADA DO MELHOR PÃOZINHO CASEIRO, DEPOIS UMA SOPA (QUE PODE SER GOULASH!!!!) E UM PRATO PRINCIPAL: ALVARO COMEU COSTELA DE PORCO MARINADAS NO MEL, EU, UM FRANGUINHO COM CALDA DE ABACAXI E PÁPRIKA E O CASAL, PEITO DE PATO ACOMPANHADA DE MASSA FRESCA LOCAL, UMA MISTURA DE MACARRÃO CHINÊS COM PASTA ITALIANA. AH, E TACINHA DE VINHO LOCAL (MEIA-BÔCA...) E SOBREMESA: TORTA DE MAÇÃ QUENTE E SORVETE. PREÇO POR PESSOA? 12 EUROS. TUDO MUITO, MUITO GOSTOSO.
POR FALAR EM SOBREMESA, ESQUECI DE CONTAR A MARAVILHA QUE É COMER NOZ FRESCA. FAZEM UMA COPOTA COM O FRUTO MUITO VERDE, PARECE UM FIGO VERDE EM CALDA, SÓ QUE TEM AQUELE MAGNÍFICO SABOR DE NOZ... SE COMO TUDO, COM CASCA E TUDO, SE QUE ESTÁ VERDE, AQUELA CASCA DURÍSSIMA É MACIA COMO UM FIGO! LOCAL: AQUELE CAFÉ, SAH (CHÁ), EM ISTAMBUL.

NÃO PRECISO DIZER MAIS DE SOFIA, BULGÁRIA, SÓ QUE AQUI SE FALA MERCI: ESTE É O SEU OBRIGADA!

AMANHÃ, BUCARESTE, ROMÊNIA. QUE DEUS ME AJUDE E ENVIE UM NOVO TREM...
grazzielladebbane@yahoo.com.br

Nenhum comentário: